O empresário e influenciador fitness Renato Cariani afirmou ter ficado surpreso com o mandado de busca da Polícia Federal na casa dele nesta manhã. Ao todo, foram 18 mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF em operação contra o tráfico de drogas e o desvio de produtos químicos para a produção de crack.
O principal alvo foi a empresa Anidrol, que tem como sócio Cariani. A PF pediu a prisão de quatro pessoas envolvidas no esquema, entre elas o influenciador. O Ministério Público foi favorável, mas a Justiça negou o pedido.
As toneladas de produtos químicos desviadas pelo grupo podem produzir até 19 toneladas de crack, a depender do nível de adulteração da droga.
Quem é Renato Cariani
Renato Cariani é um empresário e influenciador fitness. No instagram, ele tem cerca de 7,4 milhões de seguidores. Em pronunciamento na rede social, Cariani defendeu que a empresa atua de forma legal.
Entre os produtos desviados pela organização, estão Fenacetina, lidocaína, ácido sulfúrico, Éter etílico e acetona. Eles podem ser vendidos de forma legal, mas também são utilizados para produzir ou adulterar drogas.
Na prática, membros da organização se passavam por funcionários de grandes empresas que possuíam autorização para comercializar os produtos. Eles emitiam notas fiscais falsas como se as empresas tivessem comprado os produtos, que, na realidade, eram desviados para o tráfico.
A investigação começou em 2022, após uma multinacional farmacêutica avisar a PF que havia sido notificada pela Receita Federal sobre notas fiscais falsas faturadas em nome dela.
Fonte: CNN Brasil