Ligue-se a nós

Destaque

Instituto Adolfo Lutz descarta caso suspeito de monkeypox e indica que paciente teve catapora em Presidente Prudente

Publicado

no

PRESIDENTE PRUDENTE – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) recebeu, nesta terça-feira (3), o resultado do exame laboratorial do Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo (SP), a respeito do caso suspeito de monkeypox em Presidente Prudente (SP). A suspeita havia sido comunicada ao órgão municipal no dia 26 de agosto.

Conforme o laudo, o resultado apontou negativo para a doença.
O paciente, um homem, de 22 anos, foi diagnosticado com o agente Varicellovirus, ou seja, varicela, doença também conhecida popularmente como catapora.
Ao todo, a região do Oeste Paulista possui cinco casos confirmados da doença registrados em 2022. Do total, quatro deles foram confirmados em Presidente Prudente e um em Presidente Bernardes (SP).
Conforme os dados da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, nos primeiros sete meses de 2024 o Estado de São Paulo registrou 315 casos confirmados de Mpox, antiga varíola dos macacos.
De acordo com a pasta, entre janeiro e julho deste ano o número de casos da doença cresceu 257% em relação ao mesmo período de 2023, quando 88 casos da doença foram registrados no estado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, no dia 14 de agosto, a Mpox como emergência em saúde mundial. Com surto epidêmico em cerca de 15 países do continente africano, a versão atual do vírus que está se espalhando não é a mesma do surto mundial ocorrido em 2022.
Fonte: Agência Brasil
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.