Ligue-se a nós

Destaque

Justiça Eleitoral continua o trabalho nas várias etapas do Processo Eleitoral

Publicado

no

Terminada a votação e apuração nas Eleições Municipais, o trabalho da Justiça Eleitoral prossegue até o fechamento em todas as etapas. Um desses trabalhos pós apuração dos votos é a prestação de contas dos candidatos, independente de terem sido eleitos ou não.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Simão. “Agora o Cartório Eleitoral vai analisar as contas de todos os candidatos, mas primeiro terá que ser feita a análise em relação ao pessoal que foi eleito e os que ficaram como primeiros suplentes, conforme a Lei Eleitoral. Isso para que a Justiça Eleitoral possa então diplomar os candidatos eleitos. Essa diplomação, a gente só pode fazer depois da análise de toda a documentação referente a prestação de contas dos candidatos, onde analisaremos tudo que foi gasto, de como foram essas contas. Aí o Juiz Eleitoral provavelmente vai marcar para próximo do dia 17 ou 18 de dezembro, ele é quem define a data, para que todos os candidatos que tenham sido eleitos e tenham as contas aprovadas possam ser diplomados para a posse no início do ano que vem.”, disse.

Segundo o Chefe do Cartório, aqueles que foram candidatos, mas não conseguiram se eleger, só pelo fato de terem saído candidatos também tem a obrigação de prestação de contas à justiça eleitoral.

Já no caso dos eleitores que não votaram, Fernando Jorge Simão orienta para que procurem o Cartório Eleitoral. “A partir da próxima semana os eleitores que não votaram podem procurar o Cartório Eleitoral, porque demora alguns dias para que os dados de quem não votou caiam no sistema. A partir daí o Cartório vai analisar cada caso, podendo ocorrer a multa. Em caso de documento médico ocorre a justificativa e assim por diante. Quem precisa dos serviços normais do Cartório, como transferência de domicílio, reativação do título suspenso, novos cadastros e que ficam suspensos no período de eleição, o TSE vai liberar os Sistemas Eleitorais após o segundo turno nas grandes cidades, então a previsão é dia 05 de novembro para que o cadastro eleitoral esteja liberado para qualquer tipo de operação.”, finalizou o Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz.

 

FONTE: Metrópole FM

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.