Ligue-se a nós

Destaque

Legumes, frutas e hortaliças sobem mais de 35% em 12 meses

Publicado

no

Segundo um levantamento da Fundação Getúlio Varga, o preço de frutas, hortaliças e legumes subiu acima da inflação nos últimos 12 meses.

Entre os alimentos que mais têm pesado no bolso estão itens bem básicos, que fazem parte da mesa dos brasileiros. É o caso das frutas, que nos últimos 12 meses acumularam uma alta de 35,5%. Já no caso dos legumes e hortaliças, o aumento foi ainda maior: 41,8%.
Os números revelam que alguns produtos da horta subiram bem acima do Índice Geral de Preços do Mercado (IPC-M), que foi de 9,02%.
O economista Matheus Peçanha, da FGV Ibre afirma que o clima foi o grande responsável pela inflação no grupo de alimentos.
“A gente tem vivido problemas climáticos em sequência, desde a época do La Niña, lá por volta de 2020. Na metade de 2020, a gente teve uma seca generalizada e, desde então, a gente tem um impacto climático atrás do outro, e a lavoura não consegue aguentar tantos impactos”, explica Peçanha.
Fonte: G1
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.