Língua de Trapo
Língua de Trapo 006/2020
Isso a Globo não mostra – Diariamente a Rede Globo de Televisão e outras grandes mídias como a Isto é, CNN e tantas outras, batem na tecla de que o Brasil é o segundo país com mais casos do novo coronavírus no mundo. O que a Globo não mostra é que, proporcionalmente, a população brasileira é maior do que as populações de Portugal, Reino Unido, França e Itália juntas e que, juntos, esses países contabilizam mais de 108 mil mortos por Covid-19, enquanto o Brasil, contabiliza, até agora, aproximadamente 49 mil mortos pela doença. Ou seja, a troco de que a Globo está maquiando informações e direcionando a população a ter uma visão panorâmica distorcida do cenário da pandemia mundial, como se o Brasil fosse o segundo pior local do mundo para se viver diante da pandemia?
Incoerência – É no mínimo incoerente a decisão de que, durante a quarentena, idosos tenham apenas até as 10 horas da manhã para adentrarem em supermercados, padarias, açougues e demais atividades essências neste período de pandemia. Justificaria se, neste horário até as 10 horas da manhã, apenas idosos pudessem ter acesso a esses setores. Todavia, pessoas de quaisquer outras idades também podem ter acesso nesse período reservado aos idosos. Ou seja, se o objetivo dessa limitação de horário aos idosos visa a saúde dos mesmos, então o “espertão” que teve essa brilhante ideia deve acreditar que até as 10 horas os idosos são imunes ao contágio do novo coronavírus e que, somente após as 10 horas é que existe o risco de serem contaminados.
Incoerência 2 – Tão incoerente quanto essa decisão de limitar o horário dos idosos é a decisão de não liberar o comércio de exercer suas atividades em período integral, mas apenas por meio período. Oras, imagine: se, em uma suposta média, 8 mil pessoas frequentam o comércio local diariamente, esses se dividiriam no período integral para irem às ruas, evitando assim aglomerações. Todavia, com o horário de abertura do comércio reduzido para meio período, as mesmas 8 mil pessoas estarão indo às ruas, porém, dessa vez no mesmo horário, logo, gerando aglomeração. Brilhante ideia! Só que não.
Incoerência 3 – Por fim, outra medida incoerente é permanecer os jogos de azar em casas lotéricas liberados para os apostadores (em grande parte, idosos). Veja como são todas boas as ideias brilhantes do Governo do Estado de São Paulo voltadas a evitar aglomerações. Sem comentários…
Turrão – Se o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), não fosse tão turrão e ignorante quanto à gravidade do novo coronavírus e levasse a pandemia um pouco mais a sério, não a tratando como uma “gripezinha qualquer”, talvez os governantes estaduais, em especial governador do Estado de São Paulo, João Doria Júnior (PSDB), teria uma postura menos “politiqueira” e tomaria medidas que realmente combatessem o novo coronavírus sem “matar” os comerciantes.
P.S. – Em meio a tantos tópicos falando sobre o novo coronavírus, talvez você, internauta osvaldo-cruzense, questione: “será que não será falado sobre o cenário para as Eleições Municipais 2020?”. Aguarde. Semana que vem. Inté…