APEOESP

Mais uma vitória contra o fechamento de classes

Publicado

no

Uma das prioridades da APEOESP no período, conforme decisão de Assembleia, do Conselho Estadual de Representantes e demais instâncias do sindicato, é contra o fechamento de classes que vem sendo impostos em escolas de diversas Diretorias de Ensino.

Nesta luta, é fundamental a mobilização dos professores e professoras, junto com os demais segmentos da comunidade, especialmente os pais, mães e os próprios estudantes. Outro instrumento importante são ações judiciais e representações junto ao Ministério Público, para garantir o direito ao ensino.

Assim, a APEOESP ingressou com ação contra o fechamento de classes na Escola Estadual Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben, em Vinhedo, conquistando sentença para que as salas sejam mantidas.

Importante ressaltar que a sentença atribui única e exclusivamente ao Conselho de Escola a decisão sobre fechamento de classes, sendo a primeira decisão jurídica que reconhece a gestão democrática neste quesito.

A pedido da APEOESP, MP abre investigação sobre segurança nas escolas da região de Presidente Prudente

A APEOESP, por meio da Subsede de Presidente Prudente, ingressou com representação junto ao Ministério Público Estadual para que seja investigada a existência ou não de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nas escolas da região.

O AVCB é fundamental para que as escolas possam ser consideradas seguras em caso de incêndios e outras ocorrências, como danos estruturais e desabamentos.

Orientamos todas as subsedes a também adotarem medidas no mesmo sentido, para que as escolas possam ser mais seguras para professores, estudantes, funcionários e toda a comunidade.

 

FONTE: APEOESP (Informa Urgente 085/2024)

Clique para comentar

MAIS LIDAS