Notícias

Matança de animais volta assustar moradores da região da Rua Yutaka Abe

Publicado

no

A reportagem do Jornal Cidade Aberta, foi procurada na noite desta quarta-feira, 09, por moradores da rua Yutaka Abe, relatando que pessoas não identificadas estão matando cães e gatos envenenados.

Uma das pessoas que falaram com a reportagem alega que nesta quarta-feira, foi surpreendida ao ver sua cachorra, morta com características de envenenamento, e que o preocupa é que sua cachorra estava amamentando quatros filhotes.

Recentemente moradores da região rua Yutaka Abe, viveram o mesmo pesadelo quando vários animais foram mortos envenenados.

A Lei Federal de Crimes Ambientais estabelece que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos cinco anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário, pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necropsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.

Clique para comentar

MAIS LIDAS