Ligue-se a nós

Destaque

Novo boato sobre cancelamento de título desinforma eleitores

Publicado

no

Perfis nas redes sociais voltaram a desinformar sobre o cancelamento de títulos de eleitor. Em conta com milhares de seguidores, uma usuária do Twitter distorceu uma matéria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para levantar dúvidas sobre o tema. O texto do órgão, porém, esclarece que há cancelamentos devido ao processo de revisão do eleitorado.

Na prática, a revisão é o procedimento em que os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) convocam eleitores inscritos em uma determinada zona eleitoral para que eles verifiquem a regularidade da inscrição eleitoral. O não comparecimento pode acarretar no cancelamento do título, mas é possível regularizar a situação no Portal do TSE.

O próprio Tribunal Eleitoral incentiva a população a verificar a situação do título para garantir o direito ao voto nas eleições deste ano. Porém, mesmo aqueles que tiveram o título cancelado por causa da revisão do eleitorado vão poder participar do pleito de outubro. É isso que explica a matéria divulgada pelo TSE e distorcida nas redes.

Na sessão administrativa da última terça-feira (19), o órgão aprovou uma resolução que suspende esses cancelamentos para as eleições de 2022. Ou seja, quem estava com a situação eleitoral irregular por não comparecer à revisão vai poder votar normalmente.

Essa não é a primeira vez que internautas, muitas vezes por meio de perfis falsos, acusam o TSE de cancelar títulos arbitrariamente. O MonitoR7 mostrou na última semana que circulam nas redes sociais mensagens de áudio relatando que o título de eleitor de pessoas acima de 70 anos estaria sendo cancelado pela Justiça Eleitoral.

A informação é falsa. “O conteúdo informa que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada. Mas esse é mais um boato disseminado no mundo digital, na tentativa de causar confusão na população, até porque o voto para eleitores nessa faixa etária é facultativo”, divulgou o TSE.

O órgão ainda prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, das penalidades para o

 

 

 

Fonte: R7

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.