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Obra de recape de R$ 18 milhões na rodovia vicinal Adamantina/Valparaiso tem mais de 40 pontos que já exigem manutenção

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No último sábado (22), ao percorrer os 26,4 quilômetros da rodovia municipal Plácido Rocha, em Adamantina, no trecho entre a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) até a ponte sobre o Rio Aguapeí, na divisa com Valparaíso, a reportagem do Siga Mais fotografou 49 pontos com buracos na pista, no novo pavimento, que exigem manutenção, além de outros pontos onde é possível constatar que já há reparos executados, com a visualização dos recortes e reaplicação de massa asfáltica.

A rodovia Plácido Rocha foi inserida para recuperação no programa Novas Estradas Vicinais, com investimentos de R$ 17,8 milhões pelo Governo do Estado de São Paulo.

O anúncio foi feito pelo governador João Dória, em maio do ano passado, em uma solenidade com a participação dos municípios contemplados pelo pacote de investimentos. As obras em Adamantina foram iniciadas em janeiro deste ano. Em maio, o Siga Mais noticiou sobre a lentidão na sua execução.

Nesta segunda-feira (24) o Siga Mais solicitou uma posição ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela contratação e fiscalização da obra, como também sobre seu estágio, se concluída ou não. A resposta foi recebida na manhã desta terça-feira (25). Por meio de nota, o órgão estadual afirmou que a obra está finalizada, porém o DER ainda fará uma vistoria nos próximos dias para emitir a última nota de serviços.

Ainda de acordo com a nota do órgão estadual, a Plácido Rocha sofrerá uma vistoria do DER, para verificar os apontamentos feitos pelo Siga Mais. “Sobre as irregularidades apontadas pela reportagem, o Departamento irá checar in loco na vistoria citada. Se confirmadas, o DER vai notificar a empresa executora da obra”, afirmou o comunicado.

QUILÔMETRO A QUILÔMETRO – As irregularidades no novo pavimento, que já exigem recuperação, foram apresentadas à reportagem por um morador de Adamantina e usuário da estrada, inconformado com o quadro, sobretudo por ser uma obra esperada há anos, pela comunidade, e pelo volume de recursos desprendidos na sua execução, de quase R$ 18 milhões. Ele percorreu todo o trecho de recapeamento e contou os pontos com buracos e deformações, o que foi verificado e confirmado pelo Siga Mais no sábado, quando realizou o mesmo trajeto.

Nessa atividade, o Siga Mais anotou quilômetro a quilômetro as ocorrências. Os primeiros buracos já estão no quilômetro 1 da rodovia, que se inicia na rotatória com a SP-294, e ocorrem em maior quantidade até o quilômetro 13. As irregularidades estão em pontos isolados, em sua maioria, mas também ocorrem de forma agrupada, com buracos próximos um do outro.

Um dos pontos mais críticos está entre os quilômetros 8 e 9, sobretudo nas proximidades do acesso ao bairro rural Aidelândia. Nas alturas dos quilômetros 5 e 11, há trechos do pavimento que já receberam reparos, em áreas que foram recortadas para reaplicação de massa asfáltica.

Em diferentes pontos, usuários da rodovia são surpreendidos pelas irregularidades no pavimento. Confiantes de que a obra de recapeamento restabeleceu uma trafegabilidade mais segura, empregam velocidade, mas precisam fazer redução brusca, quando visualizam e aproximam desses locais críticos e de risco.

 

 

Fonte: Sigamais

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