De 3 de maio a 8 de junho, ruas e praças de 132 municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo serão palco da 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025, e Osvaldo Cruz já
recebe programação neste domingo (4/5), com uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas no Parque do Povo Honório Pigozzi, das 16h às 20h.
Com o lema “Arte na rua para todas as pessoas”, o Circuito convida o público para uma experiência de encontros e vivências na praça, por meio de experimentações de diversas linguagens artísticas disponíveis para todas as idades.
Na programação do Parque do Povo Honório Pigozzi, em Osvaldo Cruz, o público pode acompanhar o espetáculo de circo Festa na Roça, do Coletivo Piracema, de Piracicaba, que foca na linguagem circense para trazer uma história que celebra a vida no interior com leveza e humor.
A apresentação coloca em cena números de palhaçaria, malabarismo, acrobacia e música ao vivo.
Também tem dança ecoando com o espetáculo Encantos Amazônicos, do grupo paraense Yandê Transpará.
A encenação oferece uma experiência imersiva nas danças tradicionais da Amazônia, como o carimbó e o lundu marajoara, marcadas por movimentos giratórios e pela dança em pares.
A pesquisa resgata as profundas raízes africanas, indígenas e europeias que moldaram a rica cultura amazônica.
O Coletivo Macaco Velho, dedicado às artes visuais e tecnologias, que conduz uma oficina de Chaveiros Têxteis.
Utilizando técnicas simples e acessíveis, o grupo transforma retalhos e sobras de materiais em pequenas obras de arte personalizadas, unindo sustentabilidade com criatividade.
O cinema ganha destaque com a oficina Jogo dos Planos, da Vem Vento Produções, de Araçatuba.
Em uma imersão prática, os participantes podem desvendar as etapas cruciais da produção audiovisual.
A literatura é protagonista com a Coletiva Educar Ancestral, de São José do Rio Preto, com a contação Histórias para Encantar Kamurin Ighé.
As narrativas exploram ensinamentos ancestrais e promovem reflexões sobre o presente, abordando temas como a origem do mundo e a intrínseca relação entre os seres humanos e a natureza.
A música está presente na discotecagem do DJ Lujaro, diretamente de Assis.
O artista tem a música preta como sua principal referência, transitando entre o black music, o funk e as diversas vertentes do rap.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz