Ligue-se a nós

Destaque

Osvaldo cruz registra dois casos de variantes detectadas pelos institutos Adolfo Lutz e Butantan

Publicado

no

Informações Ocnet

A Enfermeira Camila Silva responsável pela Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz informou dois casos de variantes detectadas pelos institutos Adolfo Lutz e Butantan em moradores locais.  

Os laboratórios de referência Adolfo Lutz e Butantan estão no momento coletando algumas amostras positivas para pesquisa de identificação de variantes. 

  

O município recebeu ontem, 10, um e-mail informando que em Osvaldo Cruz foi possível detectar em um caso positivo, uma das variantes, a Delta. 

  

No segundo exame positivo, o laboratório não conseguiu identificar qual seria a variante encontrada. 

  

VARIANTE DELTA 

  

Em termos de tratamento e recuperação, sinais e sintomas, pouco difere do primeiro tipo de SARS-COV2. 

  

O que preocupa na variante Delta é que ela possui uma alta transmissibilidade: podendo chegar até o dobro do poder de transmissão do que as outras variantes.  

  

Assim como a dengue, a pessoa pode se contaminar com os outros tipos do vírus, mesmo que já tenha tido a doença em outra ocasião.  

  

Os vírus se mutam muito rápido e com o Covid-19 não é diferente.  

  

Reforça-se então a importância da vacinação: a cidade ainda possui grande número de faltosos para doses de reforço (tanto segunda, quanto terceira dose). Uma média de 2700 doses, principalmente adolescentes. 

  

A população deve procurar o mais rápido possível o posto de saúde para atualizar sua carteirinha pois estará imunizada apenas 15 dias após a segunda dose. Um esquema de vacinação incompleto, é um esquema de vacinação ineficaz.  

  

A secretaria da saúde está entrando em contato com os faltosos em diversas abordagens para que o máximo de pessoas possível seja vacinado corretamente. A vacina protege também contra as variantes. 

  

“Não tomar a vacina não afeta só a você: afeta sua família, seus colegas de trabalho, sua vizinhança… É uma questão de responsabilidade como cidadão. Pensando não só em si próprio, mas em todos.” 

  

E é importante lembrar que mesmo vacinadas, as pessoas devem manter as medidas de prevenção como uso de máscaras, distanciamento social, e boa higiene das mãos. 

 

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.