Destaque
Osvaldo Cruz tem a pior avaliação de atendimento à saúde em ranking regional do SUS

Osvaldo Cruz ficou em último lugar no ranking regional do ISF (Indicador Sintético Final) na atenção básica primária, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde do segundo quadrimestre.
Com pontuação que vai de 0 a 10, o munícipio foi o que apresentou pior desempenho da região no programa Previne Brasil, que avalia ações estratégicas como de pré-natal, saúde da mulher e do homem, saúde das crianças, vacinação, saúde bucal, doenças crônicas, entre outras.
Ao gerar a nota, o Ministério leva em conta o acesso da população aos serviços do SUS e se esses serviços são prestados em sua totalidade. Esses critérios, ponderados, resultam na nota final, e são aferidos a cada 4 meses.
Osvaldo Cruz teve ISF de 5.53 e desempenho de 206.69, enquanto o município de Inúbia Paulista, primeira colocada no ranking, obteve ISF de 8.33 e desempenho de 529.22. O município de Salmourão ficou na segunda posição com ISF de 8.21 e desempenho de 450.91.
De acordo com diretora de saúde de Inúbia Paulista, Silvana Valezi, ao gerar a nota, o ministério leva em conta o acesso aos serviços do SUS e se esses serviços são prestados em sua totalidade. Esses critérios, ponderados, resultam na nota final. “Temos trabalhado diariamente para que nossos serviços contemplem com mais qualidade todos os cidadãos do nosso município. Agradeço também ao prefeito, vice e equipe técnica da prefeitura que nos auxiliam nesse trabalho”, disse.
Fonte: Metrópole Fm
