Ligue-se a nós

Destaque

Parapuã vive momento crítico da dengue com uma morte suspeita e internações em UTI

Publicado

no

Nos últimos dias Parapuã vem contabilizando índices altos de casos positivos de dengue com internações, morte suspeita e quadros graves da doença.

Nesta quarta-feira (15) a Reportagem do Portal de Notícias Guia Online Parapuã esteve junto à enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica Cristina Pereira da Silva, que confirmou os números da doença e fez alertas aos munícipes.
Segundo Cristina atualmente a cidade contabiliza 545 casos notificados, do total 253 pessoas foram diagnosticadas com resultado positivo e 245 negativos. Ainda segundo a enfermeira, 47 munícipes aguardam data adequada para realização do teste.
Óbito
A morte de um morador do município, de 58 anos, segue sendo investigada pelas autoridades de saúde. Exames coletados e enviados ao Instituto Adolfo Lutz devem confirmar ou não o óbito em decorrência da dengue. Cristina informou que o paciente ficou internado na UTI da Santa Casa de Tupã e em 24h após dar entrada na unidade veio a óbito.
Casos graves
Ainda nesta quarta-feira (15) em conversa com a Reportagem, Cristina confirmou que o município registra duas internações, sendo de uma jovem de 19 anos que contraiu dengue ainda na gestação e foi encaminhada para Marília em estado grave. Foi necessário realizar o parto prematuro da criança. Atualmente ela se encontra com estado clínico estável e a criança sem riscos.
Um outro caso preocupa a saúde local, sendo de uma criança de 04 anos diagnosticada com dengue hemorrágica. Ela segue internada na UTI pediátrica de Marília em estado grave.
Alerta
A enfermeira alerta para o avanço de casos graves e pede para que munícipes que venham a perceber os primeiros sintomas, febre, dor no corpo e nos olhos, coceira, dor de cabeça, e em alguns casos manchas pequenas e avermelhadas pelo corpo, procurem de imediato a unidade de saúde do seu bairro. O diagnóstico rápido da doença pode evitar o agravo no caso clínico.
Ações e combate ao mosquito transmissor
Agentes de saúde e endemias, bem como todo o departamento, seguem mobilizados no combate ao avanço de criadouros e proliferação do mosquito aedes aegypti. Na falta do veneno da dengue por parte do Ministério da Saúde, a prefeitura municipal contratou uma empresa terceirizada e deve realizar nos próximos dias o chamado “fumacê” em todos os pontos da cidade.
“Isso é uma ação paralela, ela não é a solução do problema. A população não pode achar que passando o fumacê o problema será resolvido, não vai. A maior ação dentro do quesito dengue é a eliminação do foco. O fumacê só mata o mosquito que estiver voando, as larvas que estão em recipientes com água parada não”, disse Cristina
Cristina pede que neste período chuvoso os moradores redobrem a atenção e evitem de deixar qualquer recipiente com água parada.
Recolhimento de entulhos
Uma outra ação constante por parte do poder público sendo realizada no município é o recolhimento de entulhos, segundo Cristina.
Dividido por setores, sendo o setor 1 na região do São Francisco e ESF Dr. German, sempre entre 01 a 07 de cada mês; setor 2 Vila Santa Helena, sempre entre os dias 08 a 14 de cada mês; setor 3 na região da Escola EMEI e ESF Dr. Jader, sempre entre os dias 15 a 22 de cada mês; e setor 4 região da Casul e Fepasa, sempre no dia 23 de cada mês.
Todos os tipos de entulhos são recolhidos, exceto matérias de construção. É necessário que os moradores respeitem as datas acima especificadas para evitar transtornos e possíveis cobranças de taxas.
Fonte: Guia Online Parapuã
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.