Ligue-se a nós

Destaque

Participação cidadã é um dos pilares para o desenvolvimento de uma cidade

Publicado

no

Não existe um conceito sobre qual a maneira única de se desenvolver uma cidade. Entretanto, existe um consenso de que para uma cidade melhor deve haver foco sobre a melhoria da qualidade de vida da sua população.

Um dos pilares para uma cidade estar em desenvolvimento e caminhando para ser cada dia melhor é a participação cidadã, que desde a constituição de 1988 ficou estabelecido que a população deve ser engajada e ter direito a voz nas decisões que impactam sua vida no município. Com o progresso na tecnologia, sobretudo com as redes sociais, a participação cidadã tem se mostrado cada vez mais presentes e o gesto precisa ficar mais atento em como tornar essa colaboração positiva e eficiente para seu município.

O cidadão deve participar das atividades do Parlamento, sejam legislativos, de representação ou de fiscalização e avaliação de políticas públicas. O cidadão precisa entender que há mais formas para exercer a cidadania, além do voto. O voto é apenas o primeiro passo da atuação de um cidadão engajado. Existem várias maneiras de participar ativamente da política. Além das formas tradicionais de participação na política partidária (como se candidatar a um cargo eletivo, se filiar ou apoiar um partido político), é possível participar de um conjunto de espaços de participação social garantidos por lei, ou até mesmo criar formas e estratégias para influenciar as políticas e decisões públicas.

O Multiplic caminha para conquistar a cidadania de Osvaldo Cruz, mas isso tem que ser feito sem força ou como se fosse mais uma ação assistencialista. Entendemos que a médio e longo prazo é extremamente importante que nas escolas – logo no início da aprendizagem – nossas crianças tomem contato com a realidade político-social na qual estão inseridas. Com isso será possível novas metodologias de participação cidadã.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da ACEOC

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.