Ligue-se a nós

Destaque

Páscoa inspira atividades educativas e reflexivas nos centros da Fundação CASA em Lins, Irapuru e Rio Preto

Publicado

no

Durante a semana da Páscoa, os centros socioeducativos da Fundação CASA nas cidades de Irapuru, Lins e São José do Rio Preto promoveram uma programação especial voltada à reflexão, valorização dos vínculos familiares e formação cidadã dos adolescentes em medida socioeducativa. As atividades fizeram parte de projetos interdisciplinares e de ações do Programa de Assistência Religiosa (PAR), que garante o direito ao acesso à espiritualidade conforme a escolha de cada jovem.
Em São José do Rio Preto, a tradicional cerimônia de Lava-Pés foi realizada no dia 16 de abril com a presença do bispo Dom Vilar e do padre Antônio Valdesir Desidério. Na celebração, 12 jovens representaram os discípulos de Jesus e participaram do gesto simbólico da Última Ceia, que remete a valores como respeito e humildade. Houve também momentos de reflexão sobre trajetórias inspiradoras, como a do jovem Carlo Acutis, conhecido por ações solidárias e pela divulgação de conteúdos cristãos na internet. O evento contou ainda com a participação do juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin.
Já no dia 17 de abril, o CASA Irapuru I realizou um projeto de Páscoa que envolveu diversas disciplinas em atividades criativas e integradas, como a construção de painéis temáticos, produção de cartões e apresentações musicais. A proposta também incluiu dinâmicas com tangram, debates sobre o significado da data e apresentações sobre empreendedorismo e valores familiares, com a confecção de lembranças simbólicas entregues aos responsáveis pelos adolescentes.
No mesmo dia, o CASA Rio Dourado, em Lins, promoveu uma celebração conduzida por representantes da Igreja Jesus Cristo é Poder (IJCP), também dentro do PAR. Após o momento de reflexão, chocolates foram entregues como gesto simbólico de acolhimento a adolescentes e servidores.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforçou que os centros estão abertos a diferentes formas de expressão e reflexão, respeitando as escolhas e a diversidade dos adolescentes. “A intenção é fortalecer vínculos e ampliar repertórios, promovendo experiências que contribuam para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens”, afirmou.
Sobre o PAR
O Programa de Assistência Religiosa tem como missão garantir ao adolescente privado de liberdade, que assim o desejar e conforme sua crença, o acesso aos princípios fundamentais da religião que professa ou daquela que pretende conhecer, promovendo e facilitando o desenvolvimento de sua fé. O acesso à assistência religiosa é um direito fundamental previsto no artigo 5º da Constituição Federal.
 
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Casa

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.