Ligue-se a nós

Destaque

Prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 começa hoje, 15

Publicado

no

O prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2024 será aberto nesta sexta-feira (15), às 8h. Os dados devem ser encaminhados para a Receita Federal até 31 de maio.
O contribuinte obrigado a declarar que perde o prazo vai pagar uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.
Também será liberado às 8h desta sexta-feira o aplicativo Meu Imposto de Renda para tablet ou celular, atualizado para declarar o IR 2024, assim como a possibilidade de fazer a declaração online, pelo portal e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento da Receita.
O PGD (Programa Gerador de Declaração), usado no computador, foi liberado na terça-feira (12), assim como a declaração pré-preenchida. O recurso que traz as informações já enviadas por fontes pagadoras, bancos e financeiras à Receita passa a exigir, a partir deste ano, conta ouro ou prata no portal gov.br.
Em 2023, era possível ter acesso aos dados pré-preenchidos com a conta bronze também.
Mesmo com a atualização da tabela do Imposto de Renda feita pelo governo do presidente Luiz Inácio da Silva (PT), isentando contribuintes que recebem até dois salários mínimos, a Receita espera receber 43 milhões de declarações em 2024. No ano passado, foram 41,1 milhões, o maior número da história.
O motivo é que os cidadãos entregam o IR não só por conta da renda tributável, mas podem se enquadrar em outras regras de declaração, que obrigam o envio, ou podem prestar contas ao fisco para ter um documento que comprove movimentações financeiras.
Além disso, segundo José Carlos Fonseca, supervisor nacional do IR, a leve melhora na economia, com reajuste real do salário mínimo e aumento da massa salarial, contribuem para um número maior de declarantes.
Fonte: Folha de São Paulo
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.