Ligue-se a nós

Cidades

Prefeito de Martinópolis entra com mandado de segurança contra decreto de Doria

Publicado

no

MARTINÓPOLIS – O prefeito de Martinópolis, Cristiano Macedo Engel (PV), entrou com mandado de segurança contra o decreto do governador João Doria (PSDB) sobre a quarentena, com um pedido especial em relação à reabertura de comércio da cidade. “Queremos que a quarentena horizontal se torne vertical e que os grupos de risco permaneçam em casa, mas que as atividades à população retornem gradativamente e com os cuidados com a higiene necessários mantidos, como o uso de máscaras e álcool em gel”.

Conforme o prefeito, entre os argumentos que fundamentam o pedido, está o princípio da isonomia, já que o decreto estadual teria tratado a cidade de São Paulo e Martinópolis da mesma forma, sendo que, conforme estudos, a região de Presidente Prudente não seria um polo de disseminação do vírus.

Ainda conforme o chefe do Executivo, passadas as últimas semanas, é preciso que as prefeituras conheçam suas realidades e revejam as atitudes que foram tomadas, já que, como é o caso de Martinópolis, não há confirmação de casos de Covid-19 em muitas delas. “Nosso comércio [de cidades pequenas] é composto por pequenas lojas, com fluxo pequeno de pessoas, e, mesmo assim, os prejuízos já são visíveis”.

EM DEFESA DO DECRETO ESTADUAL

A Procuradoria Geral do Estado, por meio de nota, informa que não foi notificada da ação e lembra que, caso seja, tomará todas as medidas cabíveis para a defesa do decreto estadual. Comentou ainda que, aos municípios, o Estado solicita que eles não atuem de forma isolada na adoção de medidas estabelecidas pelo decreto da quarentena.

“O contato direto com os prefeitos é feito periodicamente pela Secretaria de Desenvolvimento Regional”. O distanciamento social e a redução drástica da circulação de pessoas são as principais iniciativas para evitar a propagação do novo coronavírus, conforme a procuradoria, e evitar o colapso do sistema de saúde nas 645 cidades de São Paulo.

O IMPARCIAL

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.