Cidades
Prefeito de Tupã anuncia plano para retomada gradual da economia
No mesmo dia em que o governador do Estado, João Doria, anunciou que a quarentena vai ser prorrogada até o dia 31 de maio em todo o território paulista, o prefeito de Tupã, Caio Aoki (PSD), anunciou um plano para a retomada gradual da economia tupãense a partir da próxima semana.
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (8), Caio anunciou o cronograma de setores que serão retomados a partir da próxima segunda-feira (11). O crongrama ficou definido da seguinte forma:
11/05 – Comércio e Serviços
14/05 – Bares e restaurantes
16/05 – Locais de reuniões religiosas
18/05 – Academias
A retomada destes setores, está especificada no Decreto 8767, assinado hoje pelo prefeito Caio Aoki (CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR O DECRETO COMPLETO).
Retomada é através de mandado de segurança
Para baixar o decreto e retomar, a partir de segunda-feira, a ecomia local, a prefeitura de Tupã, através de seu departamento jurídico, conseguiu um mandado de segurança para que as atividades fossem retomadas, desde de que as medidas de cuidado com a propagação do coronavírus sejam obedecidas.
Por isso, o próprio decreto prevê que a qualquer momento, a Prefeitura poderá suspender a retomada da economia e voltar ao isolamento decretado em nível estadual.
A transição iniciada por este Decreto não é de caráter definitivo, podendo-se retornar a qualquer momento para o sistema do Distanciamento Social Ampliado (DSA) no caso
de:
I – sobrevir qualquer agravação considerável das condições epidemiológicas;
II – ocorrência de descumprimento relevante das disposições deste Decreto;
III – surgimento de qualquer alteração significativa no nível de ocupação hospitalar que coloque
em risco o adequado tratamento a infectados.
IV – por recomendação do Comitê Municipal de Gerenciamento Emergencial para Enfrentamento
do COVID-19.