Ligue-se a nós

Destaque

Prefeito e vereadores de Tupã são indiciados pela PF em esquema de desvio de recurso da Lei Aldir Blanc

Publicado

no

TUPÃ – Uma investigação da Polícia Federal indiciou 19 pessoas, incluindo o atual prefeito de Tupã (SP), Caio Aoqui (PSD), e dois vereadores, em uma investigação sobre um esquema criminoso de desvio de recursos da Lei Aldir Blanc.
Os recursos que totalizam mais de R$500 mil, que deveriam apoiar profissionais da cultura durante a pandemia, foram supostamente desviados e direcionados a uma rede de indivíduos com ligações políticas. Além do prefeito, os vereadores Lucas Hatano (PSD) e Charles dos Passos (PSDB) foram indiciados.
A investigação começou em 2020 e foi denunciada à PF em 2022, após uma servidora comissionada da prefeitura relatar as irregularidades.
Segundo a apuração, os indiciados, além de não cumprirem os critérios da lei, utilizaram os recursos para financiar campanhas eleitorais.
Os crimes apontados incluem estelionato, peculato e crime organizado. A Polícia Federal acredita que o esquema possa ser apenas parte de um esquema maior, com indícios de desvios em outros programas federais.
O relatório foi enviado à Justiça Federal, e o Ministério Público pode oferecer novas denúncias.
O que dizem os indiciados
O prefeito Caio Aoqui informou que aguarda a notificação da Justiça para ter acesso ao processo, que está em segredo, e estranha a divulgação antecipada das conclusões. Ele reafirma que não cometeu nenhum ato irregular.
O vereador Lucas Hatano destacou que não ocupava o cargo no período mencionado na investigação e que confia na Justiça e acredita que sua integridade será confirmada.
O vereador Charles dos Passos contestou as denúncias, afirmando que não participou de aprovações irregulares e acredita que sua inocência será provada no processo judicial.
A funcionária comissionada, Natalia Alves Ferreira, acusada no caso, afirmou que está disposta a colaborar e esclarecer os fatos, e que maiores detalhes serão abordados no processo judicial em andamento.
FONTE: G1 – Bauru e Marília
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.