Ligue-se a nós

Destaque

Prefeitura de Tupã confirma primeiro caso de chikungunya em 2024

Publicado

no

A prefeitura de Tupã (SP) confirmou, nesta quarta-feira (22), o primeiro caso positivo de chikungunya de 2024. Segundo a Secretaria de Saúde do município, no ano passado nenhum caso foi registrado.
A vítima é uma mulher, de 39 anos, moradora do Jardim Morumbi, na zona norte da cidade. Segundo a administração municipal, ela teve início dos sintomas no dia 2 de maio, fez exame para dengue e deu negativo.
Após realizar novos exames em convênio particular, foi confirmado o diagnóstico para chikungunya. Como não havia histórico de viagem, o caso é tratado como autóctone (transmissão dentro da cidade). Outros cinco registros na cidade são tratados como suspeitos para doença e estão em análise no Instituto Adolpho Lutz.
Em 2017, Tupã teve um caso confirmado, em 2018 três casos e em 2019 um caso. Atualmente o estado de São Paulo tem 3.638 casos de chikungunya, sendo as cidades com mais casos confirmados: São José do Rio Preto (SP) com 1.043 casos; Neves Paulista (SP) 463 e Icém (SP) com 368 casos.
A transmissão da chikungunya acontece por meio do mosquito que também causa a dengue, o Aedes aegypti, nos ambientes urbanos. No meio rural, é o mosquito Aedes albopictus que dissemina a doença.
Fonte: G1
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.