Ligue-se a nós

Destaque

Prefeituras da região e Ministério da Economia tratam da transformação digital dos serviços públicos

Publicado

no

Prefeitos e gestores de mais de 40 prefeituras participaram na manhã desta terça-feira (25) do Webinar das Cidades Digitais do Oeste Paulista para tratar de tecnologia e inovação no desenvolvimento dos municípios. No evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), os prefeitos Márcio Cardim, de Adamantina, e André Lemos, de Dracena, e o secretário de Tecnologia de Presidente Prudente, Helton Molina Sapia, mostraram como as cidades investem na modernização das administrações municipais.

O encontro, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, também trouxe as políticas públicas disponíveis no Ministério da Economia para apoiar a transformação digital das cidades, processo que, segundo a coordenadora-Geral de Relacionamento e Portfólio na Secretaria de Governo Digital da pasta, Loyane Tavares, significa entregar serviços de qualidade à população. “Governo digital é em primeiro lugar centrado no cidadão, é um governo integrado, inteligente, que consegue cruzar esses dados, um governo confiável, transparente e aberto, que consegue disponibilizar informações, e um governo eficiente, que faz a prestação dos serviços com um custo menor e no tempo mais rápido”, ressalta.

Segundo ela, três ferramentas estão disponíveis sem custos aos municípios que aderirem à rede gov.br, um ambiente que disponibiliza apoio técnico e promove a troca de informações entre os municípios. São soluções como login único autenticador e prova de vida digital.

Casos de sucesso

O prefeito de Dracena, André Lemos, destacou a importância da tecnologia para melhorar a tramitação interna de demandas, eliminando o uso de papel na administração municipal. “Agora em fevereiro vamos abrir para a população. O munícipe não vai mais precisar fazer protocolo físico aqui na Prefeitura. E também para atividades de agendamento de consultas, para comunicar buraco na rua, lâmpada queimada. Tudo vai estar integrado em um aplicativo, na palma da mão do cidadão”, contou o prefeito, observando ainda outros projetos em andamento na Prefeitura, entre eles a aquisição de tablets para a Educação, implantação do georreferenciamento para atualização imobiliária, sistema de videomonitoramento e a abertura de licitação para adoção da zona azul digital no centro da cidade.

Na opinião do prefeito de Adamantina, Márcio Cardim, a digitalização dos serviços precisa focar na resolução dos problemas urbanos. Ele destacou a informação da Saúde pública municipal, o sistema de videomonitoramento composto por 90 câmeras e a inauguração de um hub de inovação e parque tecnológico, que contemplará atividades como laboratório de robótica, prototipagem e estímulo à cultura digital. “Vamos ter a oportunidade de que os alunos tragam projetos e ideias. Nós vamos criar um projeto de lei incentivando essas ideias de inovação para que isso seja no futuro gerador de emprego e renda para o nosso município”, afirmou o prefeito.

Em Presidente Prudente, o secretário de Tecnologia da Informação, Helton Molina Sapia, destacou a aprovação de projetos de forma digital e reestruturação dos processos para abertura de empresas, reduzindo o tempo de análise e emissão de alvarás. “Trouxe outra realidade, uma forma inovadora de trabalhar. A integração de vários sistemas eliminou o retrabalho”, ressaltou.

O secretário também citou a importância do papel do Inova Prudente no apoio ao empreendedorismo na cidade, possibilitando o desenvolvimento de novos projetos e negócios. “Vamos iniciar nesse ano no Inova o FabLab que é um ambiente que permite prototipação de produtos”, conta.

O Webinar das Cidades Digitais do Oeste Paulista teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sigma Telecom, Furukawa, Sonner, Perfilcomp e 1Doc.

 

Fonte: Siga Mais

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.