Ligue-se a nós

APEOESP

Reuniões técnicas entre a APEOESP e SEDUC discutem atribuição de aulas e a LC 173/2020

Publicado

no

Conforme decidido em reunião com o Secretário da Educação no dia 4/11, realizaram-se nesta sexta-feira, 13/11, duas reuniões técnicas entre a APEOESP e a SEDUC.

Atribuição de aulas

Na reunião sobre o processo de atribuição de classes e aulas, a equipe da SEDUC informou que:

l A atribuição em nível de unidade escolar continuará por enquanto a ser processada manualmente. Porém, a fase de Diretoria de Ensino será realizada pelo sistema on-line, alimentado pelos próprios professores.

l O(a) professor(a) indica a turma que quer, o ano, o período. Apenas não haverá ainda no sistema o horário de cada aula; apenas o período.

l Será publicado no Diário Oficial deste sábado, 14/11, o cronograma de atribuição. Será realizada de 4 a 23/12 para titulares de cargo e categorias P, N e F (estáveis). A atribuição para contratados será realizado provavelmente na terceira semana de janeiro de 2021

. Reuniões técnicas entre a APEOESP e SEDUC discutem atribuição de aulas e a LC 173/2020 2 Secretaria de Comunicação Tão logo seja publicado o cronograma, a APEOESP o divulgará, com as devidas orientações, no que couber.

A APEOESP também publicará, como faz todos os anos, a Resolução de Atribuição de Aulas, com comentários e orientações.

 

Reajuste salarial e contagem de tempo para quinquênios e sexta-parte

Nesta reunião, que analisou as restrições que a Lei Complementar impõe aos entes federados que recebem auxílio financeiro da União no período da pandemia até 31/12, como não concessão de reajustes, suspensão de contagem de tempo para benefícios da carreira, suspensão de concursos e outras, a equipe da APEOESP transmitiu o entendimento da entidade:

A Constituição Federal, no inciso C do artigo 37, determina a revisão anual de salários. Evidentemente, a Constituição se sobrepõe à legislação ordinária.

A Lei do Piso Salarial Profissional Nacional determina o reajuste anual do piso salarial do magistério de todos os entes federados. A lei do piso decorre de mandamento constitucional e se sobrepõe às demais legislações em relação à questão salarial.

A LC 173 admite reajustes salariais decorrentes de sentença judicial transitada em julgado. Ora, a APEOESP conquistou o reajuste de 10,15% (relativo ao reajuste do piso salarial nacional de 2017) em todas as instâncias. A sentença somente não transitou em julgado porque o Estado ingressou com recurso excepcional para suspensão do pagamento (já que, no mérito, perdeu todos os recursos).

Em relação à contagem de tempo, o entendimento da APEOESP é o de que essa legislação federal, que diz respeito a um período excepcional de pandemia, não pode retirar dos professores direitos adquiridos em função do plano de carreira da categoria, em vigor. Sobre essa questão, a APEOESP possui ação judicial em tramitação, para toda a categoria.

 

Fórum de entidades e SEDUC

Para prosseguimento desse debate e busca de saídas que possibilitem eventual reajuste e a efetivação dos direitos dos profissionais da educação, ficou encaminhado que será constituído um fórum com representantes jurídicos e técnicos de todas as entidades representativas desses profissionais, com reunião a ocorrer na próxima semana.

 

17° Marcha da Consciência Negra – Dandara e Zumbi dos Palmares

Na próxima sexta-feira, 20 de novembro, a APEOESP participará da 17ª Marcha da Consciência Negra, que neste ano celebra a força da história e o heroísmo de Dandara e Zumbi dos Palmares. Organizado pelo Movimento Negro e movimentos sociais, a marcha deste ano tem como mote “Vidas negras importam!, salvar vidas e garantir direitos! Fora Bolsonaro, Doria e Covas”.

A concentração acontecerá às 16horas, no Vão Livre do MASP (avenida Paulista, ao lado da Estação MASP do metrô). A orientação é que os manifestantes usem máscaras, levem álcool em gel e mantenham a distância social para a garantia de sua saúde e de outros manifestantes.

A coordenação da 17ª Marcha publicou um manifesto – que pode ser lido na íntegra no link https://www.facebook.com/ marchadaconsciencianegra/posts/2764582107147006 — em que ressalta que a pandemia da COVID 19 desnudou a profunda desigualdade social no País e que o racismo e o machismo matam todos os dias, especialmente mulheres negras, que representam 75% das mulheres assassinadas no 1º semestre de 2020 no Brasil. O manifesto destaca ainda a violência policial praticada contra a juventude negra. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que neste ano houve aumento de vítimas de intervenções policiais e 8 de 10 destas vítimas são negros.

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 131)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.