Cidades
Santa Casa emite nota sobre terceiro caso apontado como óbito pela Covid-19
OSVALDO CRUZ – Após a polêmica gerada pela nota emitida pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz ontem (12) em que, baseado em dados da Vigilância Epidemiológica do Município e Santa Casa sobre o terceiro caso de morte de paciente com implicações pela Covid-19, o hospital foi procurado hoje (13) para nova manifestação sobre o caso.
A diretora técnica da Santa Casa, Nathalia Gasparotto, assina Nota à Imprensa onde declara que o paciente deu entrada na unidade hospitalar com quadro de abdômen agudo causado por perfuração intestinal. O “quadro” foi “agravado quando” o paciente “sofreu uma parada cardíaca durante ato cirúrgico” e na oportunidade foi “reanimado”.
“A cirugia obteve o resultado esperado, com resolução do caso, porém o paciente não evoluiu bem, permanecendo entubado no pós-operatório e evoluindo a óbito em questão de algumas horas”, diz a nota.
Coleta de exame para Covid-19
De acordo com a diretoria técnica a equipe médica que assistia ao paciente, “não contente com a má evolução, optou por coletar Swab (modalidade RT-PCR, quando há coleta de material de orofaringe e/ou nasofaringe – garganta e nariz – obtido com uma haste flexível) para pesquisa de Covid-19”, diz a Nota.
O material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolf Lutz e no dia 12, quarta-feira, chegou o resultado do exame como positivo.
Na mesma nota, a diretora técnica Nathalia Gasparotto diz que a Vigilância Epidemiológica do Município informa “que doenças de notificação compulsória devem constar também como uma das causas de óbito, mesmo não sendo a principal”.
Ainda conforme a médica, “a Santa Casa apenas informou os familiares sobre o resultado positivo” e que “cabe à Vigilância Epidemiológica tomar as providências cabíveis dentro da lei”.
E prossegue a nota destacando que “não há ganhos lícitos e nem Ilícitos para a Santa Casa bem como para com seus colaboradores em casos de Óbitos Positivos”.
Íntegra da Nota à Imprensa emitida pela Santa Casa de Osvaldo Cruz
“Nota à Imprensa:
Declaramos que o Sr. Paulo Sergio, deu entrada nesta entidade por quadro de Abdômen Agudo causado por perfuração intestinal, teve seu quadro agravado quando sofreu uma parada cardíaca durante o ato cirúrgico onde foi prontamente reanimado. A cirurgia obteve o resultado esperado, com resolução do caso, porém o paciente não evoluiu bem, permanecendo entubado no pós-operatório e evoluindo a óbito em questão de algumas horas. A equipe médica que o assistia, não contente com a má evolução, optou por coletar Swab para pesquisa de COVID-19, o mesmo foi encaminhado ao instituto Adolf Lutz. No dia 12/08/2020 chegou o resultado do exame como POSITIVO. A vigilância Epidemiológica do Município informa que Doenças de Notificação Compulsória devem constar também como uma das causas de óbito, mesmo não sendo a principal. A Santa Casa apenas informou os familiares sobre o resultado positivo, cabendo à Vigilância Epidemiológica tomar as providências cabíveis dentro da lei. Aproveitamos a oportunidade para reiterar que não há ganhos lícitos e nem Ilícitos para a Santa Casa bem como para com seus colaboradores com casos de Óbitos Positivos. Sem mais. A Direção”
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz