Ligue-se a nós

Destaque

TCE encontra falhas em equipamentos estaduais de prestação de serviço a mulheres vítimas de violência

Publicado

no

REGIONAL – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, nesta quinta-feira (26) uma fiscalização-surpresa em 140 municípios paulistas, com o objetivo de verificar a prestação de serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nos equipamentos estaduais.
A ação, que ocorreu das 8h às 16h e envolveu 245 servidores que inspecionados 229 órgãos, incluindo 143 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), 66 Institutos Médicos Legais (IMLs), 19 hospitais especializados e 1 Central de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI).
Os critérios de avaliação incluíram a periodicidade de atendimento, a estrutura física das unidades, a capacitação dos profissionais envolvidos e a presença de serviços multidisciplinares.
Na região de Bauru, foram visitados 10 equipamentos de atendimento, onde foram identificadas falhas em comum nas DDMs e IMLs, segundo o balanço da operação.
Falhas encontradas nas DDMs:
– Não funcionam todos os dias nem 24hs para atendimento das mulheres vítimas de violência. Quando fora do horário de expediente, os atendimentos são realizados no plantão policial;
– Não há servidores com capacitação específica para atendimento à mulher vítima de violência;
– Unidades não dispõe de atendimento multidisciplinar (psicológico, jurídico e assistencial) todos os dias no horário de expediente;
– Nas instalações não há vagas de estacionamento exclusivo para vítimas de violência.
– Falhas encontradas nos IMLs
– Não há protocolos de atendimento específicos para mulheres vítimas de violência;
– As estrutura de atendimento são inadequada, com más condições de conservação;
– Falta de equipamentos necessários ao trabalho Equipamentos de informática e de acesso à internet ruins;
– Falta de AVCBs, licença sanitárias e banheiros acessíveis,
– Falta de vagas de estacionamento para mulheres vítimas de violência;
Os órgãos serão notificados sobre as irregularidades encontradas, exigindo explicações e planos de ação para correção das falhas.
Fonte: G1 – Bauru e Marília
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.