Ligue-se a nós

Destaque

‘Tratoraço’ contra aumento do ICMS acontece em varias cidades paulistas nesta quinta-feira (07)

Publicado

no

Produtores rurais e entidades paulistas do setor marcaram um “tratoraço” NO DIA DE HOJE para protestar contra elevações do ICMS sobre diversos itens e insumos, que devem onerar os custos de produção e potencialmente elevar os preços dos alimentos, combustíveis e até da energia elétrica.

Carreatas de tratores deverão sair simultaneamente de várias cidades paulistas, às 7h, com o objetivo de conseguir o apoio da sociedade civil contra a alta do tributo.

Haverá manifestação, também em Osvaldo Cruz. O encontro será às 14h, em frente à Cooperativa Casul.

Decretos autorizados pela Lei nº 17.293, promulgada em 15 de outubro de 2020, permitem a cobrança ou a elevação do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), com vigência a partir de 1º de janeiro.

Adubos e fertilizantes, milho em grão, farelo de soja, sementes, produtos veterinários, defensivos e rações, por exemplo, passam de isentos para taxa de 4,14%. O óleo diesel e o etanol, que tinham alíquota de 12%, vão para 13,3%, segundo entidades participantes do movimento.

A isenção de energia elétrica, que valia para todas as propriedades rurais, foi limitada até o consumo de 1.000 Kwh/mês.

Bastos é a maior produtora de ovos do Estado de São Paulo e uma das cidades mais afetadas pelo aumento de impostos.  Segundo levantamento feito pelo sindicato rural, a cidade tem 35 milhões de aves poedeiras. O setor é o que mais emprega direta e indiretamente na região – são cerca de 14 mil empregos. Porém o aumento de impostos sobre insumos e mudanças na forma de cobrança do ICMS podem desmotivar produtores tanto da avicultura, quanto de outros setores do agronegócio, o que poderá causar uma alta demanda de desemprego.

O cenário atual é desanimador – o produtor está pagando um aumento de 4,4% no custo dos insumos da produção do ovo desde o dia 01 de janeiro, o que segundo o sindicato Rural pode causar um prejuízo enorme no setor, que já vem sofrendo prejuízos constantes que podem chegar em até R$50,00 reais a caixa do ovo, devido aos impactos da pandemia de Coronavírus.

Em nota o Sindicato Rural de Bastos informou que aderiu ao movimento e realizará a manifestação nesta quinta-feira (07) a partir das 8h no Recinto de exposições Kisuke Watanabe e não irá impedir o trânsito local.  As recomendações é que os manifestantes usem álcool em gel, máscaras e que permaneçam dentro dos seus veículos durante a manifestação, prevenindo assim o contágio por covid 19.

 

 

 

Fonte: Metrópole FM

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.