Ligue-se a nós

APEOESP

Vamos para as ruas!

Publicado

no

O processo de desmonte da Educação pública no estado de São Paulo passa agora pela organização curricular publicada em diversas resoluções da SEDUC, sobretudo as Resoluções SEDUC 84/2024 e 85/2024, que tratam respectivamente do ensino fundamental e do ensino médio.

Mais uma vez o governo Tarcísio/Feder impõe uma visão retrógrada e utilitarista de Educação, reduzindo a carga horária de disciplinas importantes para a sólida formação dos estudantes, como História e Geografia, além de Arte, Sociologia e Ciências.

A redução das aulas dessas disciplinas no ciclo II do ensino fundamental – e também no ensino médio – empobrece a base da formação dos adolescentes e isto repercutirá, evidentemente, em todas as etapas de sua vida escolar e acadêmica.

Devemos lembrar que, na disciplina de Geografia, por exemplo, se faz o estudo do meio ambiente, hoje tão devastado pela ação excessiva e predatória do ser humano, o que provocou a situação de emergência climática em que vivemos.

A disciplina de História, por sua vez, é fundamental para que o estudante possa conhecer o passado, para compreender a sociedade do presente, ao mesmo tempo em que ela é base necessária para a construção de princípios, conceitos e valores importantes para a cidadania.

Não à redução de disciplinas

Houve também redução das aulas de Língua Portuguesa e de Matemática no ensino fundamental, o que mostra descompasso entre o que este governo diz e o que pratica. Por outro lado, ampliar aulas de Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio é uma medida positiva. Entretanto, não pode ser feita reduzindo-se o acesso dos estudantes a conhecimentos essenciais, ministrados nas disciplinas que mencionamos, sobretudo para abrir espaço para uma nova disciplina como Educação Financeira, que deveria continuar a ser oferecida na parte diversificada.

A redução da carga horária dessas disciplinas também terá impacto entre os professores, com a possibilidade de milhares de demissões. Não vamos aceitar mais esse ataque do governo da privataria e do desmonte da Educação! Lutaremos nas escolas, nas ruas e em todos os espaços.

Leia a integra em http://www.apeoesp.org.br/publicacoes/apeoesp-urgente/n-103-vamos-para-as-ruas/

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 103/2024)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.