APEOESP
Vamos para as ruas!
O processo de desmonte da Educação pública no estado de São Paulo passa agora pela organização curricular publicada em diversas resoluções da SEDUC, sobretudo as Resoluções SEDUC 84/2024 e 85/2024, que tratam respectivamente do ensino fundamental e do ensino médio.
Mais uma vez o governo Tarcísio/Feder impõe uma visão retrógrada e utilitarista de Educação, reduzindo a carga horária de disciplinas importantes para a sólida formação dos estudantes, como História e Geografia, além de Arte, Sociologia e Ciências.
A redução das aulas dessas disciplinas no ciclo II do ensino fundamental – e também no ensino médio – empobrece a base da formação dos adolescentes e isto repercutirá, evidentemente, em todas as etapas de sua vida escolar e acadêmica.
Devemos lembrar que, na disciplina de Geografia, por exemplo, se faz o estudo do meio ambiente, hoje tão devastado pela ação excessiva e predatória do ser humano, o que provocou a situação de emergência climática em que vivemos.
A disciplina de História, por sua vez, é fundamental para que o estudante possa conhecer o passado, para compreender a sociedade do presente, ao mesmo tempo em que ela é base necessária para a construção de princípios, conceitos e valores importantes para a cidadania.
Não à redução de disciplinas
Houve também redução das aulas de Língua Portuguesa e de Matemática no ensino fundamental, o que mostra descompasso entre o que este governo diz e o que pratica. Por outro lado, ampliar aulas de Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio é uma medida positiva. Entretanto, não pode ser feita reduzindo-se o acesso dos estudantes a conhecimentos essenciais, ministrados nas disciplinas que mencionamos, sobretudo para abrir espaço para uma nova disciplina como Educação Financeira, que deveria continuar a ser oferecida na parte diversificada.
A redução da carga horária dessas disciplinas também terá impacto entre os professores, com a possibilidade de milhares de demissões. Não vamos aceitar mais esse ataque do governo da privataria e do desmonte da Educação! Lutaremos nas escolas, nas ruas e em todos os espaços.
Leia a integra em http://www.apeoesp.org.br/publicacoes/apeoesp-urgente/n-103-vamos-para-as-ruas/
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 103/2024)