Ligue-se a nós

Destaque

Vendas do comércio crescem 0,4% de setembro para outubro, diz IBGE

Publicado

no

O volume de vendas do comércio varejista teve alta de 0,4% na passagem de setembro para outubro deste ano. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a terceira alta consecutiva do indicador.

O varejo teve altas também de 0,6% na média móvel trimestral, de 2,7% na comparação com outubro do ano passado, de 1% no acumulado do ano e de 0,1% no acumulado de 12 meses.

Na passagem de setembro para outubro, cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram crescimento no volume de vendas: móveis e eletrodomésticos (2,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2%), combustíveis e lubrificantes (0,4%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%).

As outras três atividades tiveram queda nas vendas: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%), tecidos, vestuário e calçados (-3,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%).

A receita nominal teve crescimento de 0,2% na comparação com setembro deste ano, de 12,2% em relação a outubro de 2021, de 15,1% no acumulado do ano e de 13,9% no acumulado de 12 meses.

Varejo ampliado

O varejo ampliado, que também analisa as vendas de materiais de construção e de veículos e peças, cresceu 0,5% em outubro, na comparação com o mês anterior. As duas atividades tiveram queda: veículos e motos, partes e peças (-1,7%) e material de construção (-3,5%).

O comércio varejista ampliado teve alta de 0,3% na comparação com outubro de 2021, mas apresentou quedas de 0,5% no acumulado do ano e de 1% no acumulado de 12 meses.

A receita nominal do varejo ampliado teve altas de 0,6% na comparação com setembro deste ano, de 10,1% em relação a outubro de 2021, de 13,6% no acumulado do ano e de 13,1% no acumulado de 12 meses.

Fonte: Agência Brasil 

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.