Ligue-se a nós

Destaque

VÍDEO: Santa Casa fala sobre caso de criança que morreu na semana passada suspeita de pneumonia

Publicado

no

Nesta segunda-feira, 16, a Santa Casa de Misericórdia realizou uma coletiva de imprensa com o objetivo de dar explicações sobre a morte de uma menina, de 9 anos, com suspeita de pneumonia na semana passada.

O coordenador do pronto-socorro, Leonardo Menegon, explicou como foi o atendimento dado pelo hospital à criança. “Ela foi prontamente atendida e medicada. O caso foi discutido com a médica pediatra, que orientou a coleta de exames e uma investigação mais aprofundada, foram feitos exames laboratoriais e exames de imagem. O fato é que, em poucas horas, ela evoluiu uma deterioração clínica fulminante e, em menos de oito horas dentro do serviço, ela veio a falecer”, esclareceu Menegon.

“Então, o que isso mostra: a gravidade da doença. Uma doença que acomete uma criança de 9 anos sem um antecedente patológico de doença conhecida e que, em 8 horas, culmina em uma deterioração clínica tão catastrófica revela, na verdade, a gravidade da patologia, a gravidade da doença”, completou.

A pediatra da Santa Casa de Misericórdia, Ivana Feliz Augusto, também explicou que há três fatores que influenciam na evolução de uma infecção:

– a qualidade do hospedeiro, que seria o paciente, se ele tem uma boa saúde ou alguma doença de base, determina se essa doença vai evoluir mal ou não;

– a quantidade de microorganismos que invadem o organismo do paciente; e

– a virulência do micoorganismo.
Diante desses fatores, a pediatra afirmou que, até o momento, a equipe médica não conhece qual foi o microorganismo que ocasionou na morte da criança e sem a sua virulência.

“Nós não sabemos se essa criança tinha uma doença de base prévia, provavelmente desconhecida. Era uma criança rígida, saudável, mas, às vezes, a gente é surpreendido com alguma coisa. De fato, nós necessitaríamos desse exame pós-óbito para poder esclarecer melhor esse caso”, afirmou Ivana.
A Santa Casa de Misericórdia entrou com uma sindicância interna para apurar os fatos, juntamente com toda a administração do hospital, a Polícia Civil e também o Ministério Público.

Médicos no Pronto Socorro e pediatras

A Santa Casa destacou que instaurou uma sindicância interna para apuração dos fatos. O mesmo ocorreu em investigações paralelas junto a Polícia Civil e Ministério Público.

A Prefeitura diz que vai acompanhar as apurações.
Em nota, a Prefeitura de Osvaldo Cruz informou que contou com dois pediatras no Centro de Pediatria Doutor Tavares, na Rua João Caliman.

Além disso, o Poder Executivo completou que também possui nove médicos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros.

Veja a íntegra do pronunciamento dos médicos hoje na Santa Casa de Osvaldo Cruz.

 

Fonte: Ocnet

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.